terça-feira, 15 de julho de 2014

Daniel Solon (PSTU) defende autonomia financeira para a Uespi

Assembleia Geral docente

O candidato ao Governo do Piauí pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU-PI), Daniel Solon, defende uma mudança na Constituição Estadual para que a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) tenha mais verbas e autonomia financeira. “A universidade vive uma crise, falta o básico para alunos e trabalhadores possam desenvolver as atividades dentro e fora do campus. A falta de vontade política do governo afeta a contratação de professores efetivos, técnicos e não garante assistência estudantil adequada para a permanência dos alunos. Tudo isso tem a ver com a falta de verbas e autonomia financeira dentro da universidade”, disse Daniel Solon, que visitou nesta terça-feira pela manhã o campus Poeta Torquato Neto.

Na visita, Daniel Solon que é professor da instituição, compareceu a Assembleia Geral da categoria realizada pela Associação dos Docentes da Uespi (ADCESP), onde foram discutidos diversos problemas dos professores e da universidade, dentre eles a falta de professores efetivos que vem comprometendo o funcionamento da universidade e prejudicando a qualidade da formação dos alunos. “É necessário que sejam nomeados todos os professores e técnicos classificados no último concurso. Defendemos também que novos concursos sejam realizados para suprir totalmente a falta de professores efetivos e técnicos”, afirma o candidato Daniel Solon.

Existem vários ofícios emitidos pela administração superior da universidade para o governo do estado pedindo a contratação imediata de todos os profissionais selecionados no último concurso público, porém a resposta que é dada a universidade é de que os recursos disponíveis não possibilitam estas nomeações. “É visto que o governo estadual não se cansa de emitir incentivos fiscais para os grandes empresários de nosso estado, enquanto para educação e saúde, as respostas sempre se dão de forma negativa, alegando, por exemplo, a Lei de Responsabilidade Fiscal”, afirmou Solon.

A visita a Uespi foi acompanhada pelos candidatos ao senado, Geraldo Carvalho, e os candidatos e candidatas aos cargos de deputado estadual (Raimundo Brito e Yara Ferry) e federal (Jullyanne Teixeira e Verônica Viana). "A situação dos estudantes é de completo abandono por parte do governo. Os bolsistas estão há meses sem receber, e não há políticas de assistência estudantil de verdade", denuncia Verônica Viana, que é estudante do curso de História da Uespi.

Para o candidato do PSTU, é inadmissível que a Assembleia Legislativa do Piauí tenha um orçamento duas vezes maior que o da UESPI. “Como 30 deputados podem sair duas vezes mais caro que o investimento em mais de 23 mil pessoas, entre estudantes e trabalhadores, espalhados por todo o Estado do Piauí. As regalias dos deputados têm que acabar”, defende Daniel Solon.
Daniel Solon e Verônica Viana