quinta-feira, 10 de julho de 2014

TV Meio Norte desconvida Daniel Solon de debate entre candidatos ao governo


Convite feito ao PSTU-PI e...


... o 'desconvite'


O candidato a governador pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), Daniel Solon, recebeu comunicado da direção da TV Meio Norte informando que não está mais convidado para debate entre candidatos ao governo que acontecerá no dia 16 de julho.  Ele denuncia a medida “antidemocrática e política” da TV Meio Norte defendendo a democratização do direito à Comunicação e questiona as desigualdades no tratamento aos candidatos pela maioria dos veículos de imprensa.

“Desde o inicio do período pré-eleitoral, o PSTU-PI vem sendo convidado a participar de diversas reuniões com a imprensa, com o intuito de discutir a cobertura eleitoral dos veículos de comunicação.  Havíamos sido convidados no dia 01 de julho de 2014, pelo Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte a participar de um debate entre os candidatos a governador. E agora, fomos surpreendidos.  O grupo Meio Norte enviou-nos no dia 08/07, um novo comunicado mandando desconsiderar o convite. Ou seja, por decisão política própria da T V Meio Norte, o PSTU foi desconvidado já que pela Lei antidemocrática em vigor  fica facultada à TV a decisão de convidar ou não partidos sem representação na Câmara dos Deputados.

O PSTU-PI repudia esta ação antidemocrática do Sistema Meio Norte e acredita, em essência, que essa é uma retaliação política pelas recentes ações e declarações do partido que vão contra os interesses dos grandes grupos econômicos do estado.

“A diversidade de opiniões deve ser um principio e um direito da classe trabalhadora. As candidaturas dos ricos e da oligarquia, todos sabem, tentam dominar o processo eleitoral através do poder econômico e da facilidade de acesso ao tempo de campanha na TV e debates. Nós do PSTU daremos essa dura batalha: a de mostrar à população que há alternativas, que há outra política, que os trabalhadores são a maioria e merecem dignidade. Para isso propomos um governo para os trabalhadores”, afirmou.

Os candidatos foram hoje ao Sistema Meio Norte de Comunicação, por volta das 10h, para dialogar com a diretoria do sistema acima citado e reivindicar um debate democrático, com a presença de todos os sete candidatos. Na ocasião, o diretor da TV, Wrias Moura disse que –amparado na lei antidemocrática que faculta à emissora chamar ou não partidos sem deputado federal – a  não participação de nossos candidatos nos debates se dá por questões estéticas, pois o cenário não abarcaria 7 cadeiras de candidatos.
O PSTU reivindica que a direção da TV deveria rever este posicionamento antidemocrático. Na visita ao Meio Norte, o candidato Daniel Solon disse: “O que realmente interessa aos trabalhadores e trabalhadoras e aos espectadores em geral? A estética ou a democracia?  Esperamos que a Meio Norte desfaça o ‘desconvite’. E buscaremos todos os meios políticos e jurídicos para garantir nosso candidato no debate”.