terça-feira, 17 de setembro de 2013

Categoria bancária se mobiliza e pode entrar em greve dia 19! Todo apoio à luta!

A campanha  salarial dos bancários está posta. O blog do PSTU-PI entrevistou  a ativista de base, bancária da CEF e integrante da CSP Conlutas, Solimar Silva, sobre o assunto.
Blog -  Solimar, a quantas anda a campanha salarial dos (s) bancários (as) 2013?
Solimar – As rodadas de negociação estão acontecendo, mas até o momento os banqueiros/governo não atenderam a nenhuma das reivindicações significativas da categoria. Sem perspectiva de avanço nós decidimos em nível nacional, no último dia 12, deflagrar uma greve por tempo indeterminado, a partir de zero hora do próximo dia 19.
Blog – Quais as reivindicações dos (as) bancários nessa campanha?
Solimar – Reivindicamos principalmente: a contratação de mais bancários (as), fim das metas /assédio moral,  mais investimento em saúde e segurança, estabilidade no emprego, 25% de PLR distribuída linearmente.  Quanto ao reajuste, a Contraf/Cut  reivindica 11,93% enquanto as oposições unificadas,  22%. Outra diferença entre as duas pautas é que a das oposições inclui a reposição das perdas salariais do plano Real e dá um destaque à ISONOMIA (igualdade de tratamento) entre os contratados  antes e depois de 1998, (os contratados após 1998 têm menos direitos),  enquanto a Contraf/Cut não pede a reposição das perdas nem destaca a luta pela ISONOMIA. Além disso, esse ano, a categoria, de conjunto, luta contra a aprovação do PL 4330, que amplia a terceirização em todas as empresas, não só do setor financeiro.
Blog – A propósito desse PL 4330, como você o analisa?
Solimar – Esse projeto de lei proposto pelo dep. Federal e empresário Sandro Mabel PMDB/GO  ameaça mortalmente nossos empregos e inclusive a organização dos trabalhadores (as), na medida em que escancara a terceirização nas empresas. Se aprovado, as empresas podem deixar de fazer concursos e contratar desrespeitando os direitos adquiridos até hoje, frutos de muita luta dos que nos antecederam. Além de acabar com a estabilidade, a garantia de férias remuneradas, pagamento do 13º salário dentre outros direitos.  É por essa razão que a classe trabalhadora, independentemente de central sindical, de partidos ou outras especificidades, deve se unir na luta pelo arquivamento desse PL.
Blog – Como você avalia a atuação da Contraf/Cut, como direção da categoria?
Solimar – Nós entendemos que, quanto mais mobilização, melhor para os (as) trabalhadores (as).  A juventude brasileira demonstrou isso recentemente. Nesse sentido discordamos da postura da Contraf/Cut, por exemplo, de não convocar nenhuma atividade de agitação/construção da greve, entre os dias 12 e  19. Para nós esse é um grande hiato que esfria o clima de greve. Por isso propusemos , uma passeata da categoria para o  dia 17/09, para “esquentar as turbinas” e fortalecer a construção da greve. A direção do sindicato argumentou que não havia mobilização e defendeu passeata apenas após o início da greve. A nós, restou divulgar a greve junto aos clientes e à população. É o que estamos fazendo.
Blog – Você teria algo a acrescentar a essa entrevista?
Solimar – Nós da CSP Conlutas reafirmamos que a base da categoria precisa assumir sua responsabilidade na luta por seus direitos. Conclamamos os (as) bancários (as) a participarem de todas as atividades dessa campanha nacional, pois quem deve decidir os rumos do movimento é a base, não a direção do movimento. A participação de todos (as) é fundamental para construirmos uma forte pressão aos banqueiros/governos para atenderem nossas reivindicações. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.  A luta é tarefa de todos (as).