sexta-feira, 10 de maio de 2013

Leilão do gás natural do Piauí é continuação da política neoliberal de privatização do PSDB

Tema será abordado em debate de hoje sobre os 10 anos de governo do PT

Nos dias 14 e 15 de maio, no Rio de Janeiro, acontece a 11ª Rodada de Licitação de Blocos para Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural, promovida pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). Apesar do nome licitação, na verdade, trata-se da continuidade do processo de privatização do petróleo e do gás natural brasileiros iniciado no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), cuja política inspirou ainda os governos Lula e Dilma, do PT. O tema será abordado hoje (10/05) no debate promovido pelo PSTU sobre os "10 anos de governo do PT. Para quem brilhou a estrela?", logo mais, às 18h30, na sede do partido (rua Desembargador Freitas, 1849, centro)

Nesta rodada da ANP, no entanto, uma novidade. O Piauí, que já vem sendo saqueado por grandes empresas nacionais e multinacionais do agronegócio (soja, cana-de-açúcar, eucalipto) e mineração (opala, ferro, calcário, vermiculita), agora está definitivamente na mira das grandes empresas que exploram o setor de petróleo e gás natural, com 14 lotes da Bacia do Parnaíba em leilão.

O evento de hoje à noite será aberto com exposições do professor Geraldo Carvalho (UFPI) e da pedagoga municipal Letícia Campos, seguido de debate entre os presentes. A atividade tem caráter aberto e reunirá filiados e simpatizantes do PSTU, além de ativistas independentes de diversos movimentos sociais e de outros partidos de esquerda.

De acordo com Daniel Solon, da direção estadual do PSTU, "a cartilha comemorativa de '10 anos'  feita pelo PT mostra uma realidade bem diferente da que temos. No debate desta sexta, faremos uma reflexão sobre o que representaram os 10 anos de PT no governo, mostrando as contradições  dos governos Lula e Dilma. A partir de estudos econômicos, e da análise das políticas aplicadas pelo governo - que foram continuação do modelo econômico do PSDB - evidenciaremos a realidade social no Brasil, e o que esperar dos próximos anos, apontando saídas"

Ao final do debate, a  noite da "Sexta Socialista" continua com atividade cultural, para confraternização dos participantes.

Leia nota do PSTU-PI sobre o leilão do gás natural da ANP acessando o link: http://pstupiaui.blogspot.com.br/2013/05/piaui-em-leilao-o-petroleo-tem-que-ser.html
Leia posição nacional do PSTU sobre a privatização do petróleo através da rodada de licitação da ANP: http://pstu.org.br/node/19323