sexta-feira, 6 de julho de 2012

Panfletagem na UESPI marca início da campanha do PSTU

Educação pública é um dos eixos das candidaturas do PSTU

O candidato a prefeito pelo PSTU, Daniel Solon, juntamente com militantes e candidatos a vereador pelo partido, iniciaram nesta sexta, às 7h30, a campanha de corpo a corpo com o eleitorado teresinense. A primeira atividade pública de campanha foi uma panfletagem na entrada da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), onde Daniel Solon é professor.


Muitos estudantes, professores e servidores da UESPI manifestaram apoio e voto às candidaturas do PSTU que tem como um dos principais eixos a defesa da Educação Pública de boa qualidade. "A Educação Pública, em todos os níveis, vive um grande drama. A realidade é de sucateamento de universidades e escolas públicas. Os salários dos trabalhadores em educação estão achatados. Há muita terceirização", afirmou Daniel Solon, que foi presidente da Associação dos Docentes da UESPI. Durante a panfletagem, um professor manifestou voto e apoio de forma bastante original, entregando a Daniel Solon um pedaço de rapadura. "É pra ter muita energia nessa caminhada", disse o professor Herbert Menezes.


Segundo Daniel Solon, "os estudantes sofrem com falta de estruturas básicas como bibliotecas e condições de permanência nos locais de estudo. É preciso reverter essa precarização, garantindo bons salários para os trabalhadores em Educação e boas escolas. Infelizmente, a prefeitura e governo do Estado estão fechando escolas e creches, beneficiando a expansão do ensino privado. Nem mesmo direitos como do Horário Pedagógico estão sendo respeitados pela prefeitura. Professores municipais que estão exercendo esse direito do Horário Pedagógico estão sendo retaliados pelo prefeito, com descontos ilegais no contracheque que chegam a R$ 500,00".


Para o PSTU, o descaso com a Educação deve ser combatido com o financiamento adequado para o setor. O partido defende aplicação imediata de 10% do PIB para a educação pública, imediatamente, e não daqui a 10 anos como está sendo aprovado pelo Plano Nacional de Educação, no Congresso Nacional.