segunda-feira, 14 de maio de 2012

PCdoB: criminalização do movimento grevista e machismo

Depois de sugerir que o aumento da criminalidade no Piauí era culpa da greve dos professores da rede estadual de ensino, o deputado estadual Robert Rios (PCdoB) - que atualmente é Secretário Estadual de Segurança - foi aos meios de comunicação para fortalecer preconceitos e opressões, desta vez contra as mulheres.

Referindo-se a um deputado desafeto (cuja família disputa o mesmo reduto eleitoral), segundo o Portal AZ, Robert Rios disparou: "Ele bate como homem, mas na hora de apanhar, apanha como mulher. Vai na televisão se fazer de coitado”.

Não é de hoje que parlamentares do PCdoB fazem declarações que agridem às mulheres. Também no Piauí, em 2007, o então vereador de Teresina e humorista  João Cláudio, disse ao Portal 180 Graus que  "o Delta do Parnaíba é como uma menina de 15 anos. Linda, virgem e pronta para ser explorada. Aliás, 15 não, 13 anos".

Infelizmente, além de palavras ofensivas, o PCdoB se mostra conivente também com agressões físicas às mulheres, tendo como um de seus parlamentares o cantor Netinho (vereador de São Paulo), que agrediu fisicamente a ex-companheira.

Ao invés de aplicar sanções a militantes que cometem atos machistas, o PCdoB acaba estimulando candidaturas de artistas que não fazem qualquer defesa do socialismo, já que o que vale é simplesmente a possibilidade de obter votos na legenda, para eleger parlamentares, contando também com financiamento eleitoral de grandes empresas. No vale-tudo eleitoral que o PCdoB há tempos aderiu, o que conta são os números na urna.

Repudiamos todas as declarações machistas e preconceituosas do deputado Robert Rios, que em vez de defender a greve dos trabalhadores/as em Educação, utiliza os meios de comunicação para defender o governo burguês de Wilson Martins (PSB) e criminalizar a luta dos professores/as que estão há mais de 70 dias paralisados pelo cumprimento da Lei do Piso.

Lutar é direito, não é crime!

Todo apoio à greve na Educação Estadual!