terça-feira, 7 de setembro de 2010

Geraldo16 na mídia local
Candidatos defendem plebiscito da terra no Grito dos Excluídos
Geraldo Carvalho e Romualdo Brazil participaram de ato que reuniu cerca de mil manifestantes na Frei Serafim.

Como tradicionalmente acontece na comemorações do 7 de Setembro, manifestantes realizam o Grito dos Excluídos. Enquanto o desfile oficial acontece no sentido leste/centro da avenida Frei Serafim, os manifestantes se aglomeram na via centro/leste.

Fotos: Carlos Lustosa Filho/CidadeVerde.com

Alguns políticos também se unem aos manifestantes: Geraldo Carvalho (PSTU) e Romualdo Brazil (PSol).

Eles foram para frente da Delegacia Regional do Trabalho. Segundo a organização, mais de mil pessoas de diversas entidades religiosas e sociais participam da manifestação. Eles aproveitam também o 7 de Setembro para a votação do plebiscito "Limite de propriedade da Terra".

Carlos Humberto de Campos, coordenador da manifestação, afirma que este ano o evento denuncia a situação da exclusão social em relação a políticas públicas de educação e moradia e mostrar a realidade e as necessidades das populações pobres.

Geraldo Carvalho disse que o PSTU participa do grito desde o início. "O 7 de Setembro é simbólico porque fala da independência, que é algo que nós buscamos através da melhoria da saúde pública e da reforma agrária", comentou. Ele afirmou ainda que desde quando a manifestação foi criada nada mudou.

"A situação permanece a mesma. O grito deu uma diminuída porque tínhamos esperança nos governos Lula e Wellington Dias. Mas estes governos não entenderam os problemas básicos da população. Por isso o grito se renovou e voltou com mais força", criticou.

Participam vários grupos como o Conlutas, Assembleia Nacional dos Estudantes Livres, CNBB, Cáritas, Pastoral do Migrante, Comissão Pastoral da Terra, dentre outras.

Flash de Carlos Lustosa Filho
Redaçaõ de Leilane Nunes
redacao@cidadeverde.com

PSTU e CSP-Conlutas denunciam a falta de soberania do

país na marcha do Grito dos Excluídos

Foi com muita disposição e teatralidade que centenas de manifestantes foram à Frei Serafim, principal avenida de Teresina, capital do Piauí, nesse dia 7 de setembro, realizar o tradicional Grito dos Excluídos.

Nesse ano, o tema central foi o Plebiscito pelo limite da propriedade da terra puxada pela CNBB. Em todo o Estado, os trabalhadores, camponeses, sem-terras, populares e o movimento sindical e estudantil foram convocados a dizerem SIM pelo limite da propriedade da terra no país e lutarem pela Reforma Agrária.




Para chamar a atenção dos populares que estavam na avenida para a bandeira da reforma agrária e o plebiscito pelo limite da propriedade da terra, o grupo de teatro TECLA contracenou a peça O SHOW DA MAROLINHA que denuncia a venda de nossas riquezas às multinacionais pelo governo LULA.

A CSP-Conlutas esteve nesse movimento com sua bandeira de reforma agrária sob o controle dos trabalhadores. Colocou urnas em suas principais estruturas de trabalho, estudo e movimentos populares engrossando o plebiscito junto com a igreja e os movimentos dos sem-terra no Estado do Piauí.





Na marcha do Grito dos Excluídos, esteve presente a militância do PSTU. Geraldo Carvalho, candidato ao governo do Piauí, se fez presente denunciando a falsa independência colocada pelos governos dos banqueiros e especuladores no Brasil e no nosso Estado. “Queremos deixar bem claro que sem a suspensão do pagamento da dívida pública e a reestatização das estatais privatizadas em nosso país, nós não podemos falar em independência e, nem tampouco, em soberania”, afirmava Geraldo enquanto distribuía panfletos do seu partido, que vinha colocando a necessidade de para a sangria da nossa economia em detrimento de uma política social.