terça-feira, 6 de julho de 2010

IDEB evidencia política de desmonte da escola pública do Piauí

O Piauí é o último colocado entre os Estados da Federação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgado pelo Ministério da Educação. O Estado teve a nota 3, numa escala que vai de 1 a 10. Para o candidato a governador pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), Geraldo Carvalho, a nota “evidencia a política de desmonte e precarização da educação pública implementadas pelos governos federal, estadual e prefeituras, que favorecem as empresas de ensino privado”.

Segundo Geraldo Carvalho, apesar da Constituição Estadual estabelecer que 30% da receita líquida do Estado serem investidos na Educação, a lei não vem sendo cumprida. “Nos últimos anos, o investimento chega ao máximo em 25%. Para resolver o problema da Educação no Piauí, teremos que aumentar o percentual de investimento para além dos 30% previstos na Constituição Estadual, pagar o piso do DIEESE (R$ 2.100,00) aos professores, garantir orçamento digno para a Universidade Estadual do Piauí ter autonomia de gestão financeira”, afirma Geraldo Carvalho. “Infelizmente, tanto o Estado, como a prefeitura de Teresina vêm historicamente precarizando o trabalho docente, fechando creches e escolas, enquanto o ensino privado se expande”, completa Geraldo Carvalho.

“Para resolver a questão da evasão escolar, rendimento, repetência, e da distorção série/idade, precisamos apostar numa política de investimentos que garanta uma escola de boa qualidade, com profissionais bem remunerados, e com um projeto pedagógico educacional que não esteja direcionado pela pressão do mercado, do capital, e sim da emancipação humana”, completou.