segunda-feira, 19 de julho de 2010

Candidata a vice-presidente do PSTU ataca agronegócio e a privatização

A candidata à vice-presidência pelo PSTU, Cláudia Durans, está em Teresina para cumprir agenda política que inclue a sensibilização de jovens eleitores e divulgação do plano de governo do partido. Em entrevista ao Jornal do Piauí e ao Cidadeverde.com, no início da tarde de hoje (19), a companheira de chapa de Zé Maria critica a questão da reforma agrária brasileira e defende a reestatização de empresas como a Vale, Petrobrás e Eletrobras.


“Estamos com boas expectativas para os partidos de Esquerda nessas eleições. De 1994 para cá, nossas participações tem sido fortes. Somos um partido de luta, não só de eleições. Neste momento aproveitamos para mostrar o nosso programa de governo”, informa a candidata.

Cláudia analisa que a polarização Dilma-Serra está contribuindo para o “achatamento” de sua chapa na mídia. “Não temos foco. Por isso não estamos fazendo o debate que o país precisa”, opina.

Um dos principais pontos levantados pela candidata é que o povo brasileiro não aceita mais as privatizações de estatais e que experiências com a Eletrobrás, Vale e Petrobras serviram apenas para abrir a economia nacional para o capital privado e estrangeiro, sem beneficiar a população.


Por isso, Durans foi incisiva ao se posicionar com relação ao governo atual. “O PT perdeu a forma, o foco e a referência de classe. Por isso que existimos, para que a classe operária não esteja a mercê da burguesia”, diz.

Assim, sua fala foi guiada na defensa de Estados como Piauí e Maranhão, seu Estado de origem, para que não ocupem sempre as ultimas posições dos índices de qualidade de vida. “A monocultura no país tem sido um câncer. Somos uma colônia que produzem para os mercados estrangeiros. O agronegócio não beneficia o povo, mas destrói o solo, a natureza e não gera empregos suficientes”, garante.

O plano de governo da sigla quer investir na reforma agrária, reestatização de serviços como os de telecomunicação, estatização do sistema financeiro para combater os juros e plano de obras públicas visando a educação, saúde e geração de empregos.




“Para isso, temos que suspender o pagamento da dívida externa que, hoje, compromete cerca de 40% do Produto Interno Bruto do país. Esse será o recurso para financiar nossas propostas”, promete.

Agenda da candidata
Cláudia Durans participa, na tarde de hoje (19), do Encontro Nacional de Estudantes de Serviço Social que acontece na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Amanhã (20), ela participa de caminhada no centro da cidade convocando a população para festa de lançamento da campanha do PSTU.


Lívio Galeno
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário